quinta-feira, 28 de junho de 2012

[Resenha] O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Olá a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer aos leitores que me acompanharam até agora, quando o blog está quase completando um mês, e também aos que ainda irão acompanhar futuramente. Trago desta vez uma resenha que escrevi sobre um livro que li recentemente, e provavelmente é conhecido por muitos: O Hobbit. Espero que apreciem!

====================================================================
O Hobbit (The Hobbit, or There and Back Again)

Capa da edição brasileira lançada pela editora Martins Fontes

- Título: O Hobbit
- Título original: The Hobbit, or There and Back Again
- Autor: J. R. R. Tolkien
- Gênero: Fantasia medieval - Infanto-juvenil
- Ano de lançamento: 1937
- Sinopse: "Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão."

Mais que um mero prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit é uma obra com vida própria. Por outro lado, é complicado escrever uma análise deste livro sem fazer uma relação com seu sucessor, portanto algumas pequenas comparações ao longo da resenha serão inevitáveis.

No geral a obra é recheada de fantasia com fortes traços de comédia, causada principalmente por meio do narrador que nos conduz à mente do “pobrezinho do Bilbo”. Em algumas passagens mais sérias o leitor fica realmente tenso, prendendo a respiração, como as cenas envolvendo os orcs, os wargs, e muitas outras, mas a obra se caracteriza bem como um romance infanto-juvenil (e particularmente genial) feito principalmente para divertir quem está lendo.

A leitura é agradável e de fácil entendimento. O cenário é descrito minuciosamente, o que pode causar certa estranheza inicial e fazer o leitor julgar que o livro é maçante, porém não é algo impossível de se acostumar com persistência. Em poucas páginas a história já cativou o bastante para que a pessoa nem ligue mais para o excesso de descrições (o que é compreensível, penso que Tolkien queria que cada leitor imaginasse exatamente a Terra-Média criada por ele, nos mínimos detalhes).

A história se desenrola em um ritmo agradável, com certas passagens tendo desfechos bastante inesperados e surpreendentes, na maioria das vezes devido ao próprio Bilbo. Falando nele, é visível sua evolução ao longo da trama, mas para não revelar muito sobre o enredo falarei dele no capítulo inicial: um hobbit preguiçoso, que tem tudo o que queria, uma vida excelente, uma toca confortável, mas no fundo anseia por uma aventura fantástica. Quantos de nós não temos desejos aventureiros assim, de vez em quando? Será que no lugar de Bilbo, faríamos uma escolha diferente da que ele fez?

Os demais personagens são um pouco apagados (exceto por Gandalf, Thorin, Bombur, e outros personagens que aparecem mais perto do fim da trama), porém consegui identificar certas características de alguns dos anões. Outro ponto interessante a ser considerado (embora não seja algo exclusivo d’O Hobbit ou mesmo de Tolkien) é que podemos ter certas impressões de como era a Inglaterra do tempo em que o livro foi escrito – por exemplo, no capítulo “Adivinhas no Escuro”, muitos talvez achem as adivinhas estranhas, bobas, ou coisa assim, mas suponho que eram bastante populares e comuns naquela época.

No mais, O Hobbit é um ótimo livro, e perfeito para o leitor se introduzir ao universo fantástico criado por Tolkien – O Senhor dos Anéis e as obras que o sucedem possuem uma leitura bem mais complexa e uma história mais densa, por isso considero que o melhor é começar por O Hobbit mesmo. Para os que já leram ou assistiram O Senhor dos Anéis e gostaram, é uma ótima pedida, pois muitos fatos que ocorreram n’O Hobbit explicam elementos existentes nas obras seguintes. Que venha a adaptação cinematográfica de Peter Jackson no final deste ano!

6 comentários:

  1. Aêeeeee! Ótimo review, apesar de que senti imensa falta de contextualização dentro do enredo e pra isso não precisa ter medo dos spoilers: nem sempre precisa-se chegar ao máximo de detalhes possíveis. Gostei muito da escolha: O Hobbit é um dos meus livros preferidos e todos que pensam em conhecer Tolkien precisa ler esta obra-prima. Ao contrário de tu, não achei massante o detalhamento do ambiente. Acho esse um aspecto muito interessante e bem construído.

    Ganbatte! \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mimi, que bom que gostou da resenha! Obrigado pela presença, concordo que O Hobbit é uma excelente obra de Tolkien. =)

      Excluir
  2. Resenha de Resenha:

    Boa descrição, não teve muita revelação de roteiro (o que acho bacana, pois ainda não li), contextualizou um tantinho e trouxe curiosidades.

    Joínha, campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, fico feliz que tenha gostado. Espero continuar agradando!

      Excluir
  3. Boa resenha! Fez uma apresentação eficiente do livro analisado, instigando possíveis futuros leitores a procurá-lo. Só não curti muito de saber sobre o detalhamento excessivo, na minha opinião algo totalmente desnecessário; afinal, nenhum leitor vai imaginar exatamente do modo que o autor pensou quando estava escrevendo.

    E que venham outras resenhas, crônicas e fics!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, que bom que gostou dessa primeira resenha. Ao invés de citar fatos/revelações sobre o enredo, preferi falar mais da obra como um todo e das sensações que ela passou enquanto eu lia. Pode deixar que em breve virão mais trabalhos!

      Excluir