sexta-feira, 13 de julho de 2012

[Resenha] Marley & Eu - John Grogan

Olá, leitores!

Pretendo começar aumentar o ritmo das postagens no blog, então trago agora a resenha de um dos meus livros favoritos, Marley & Eu. Espero que gostem!

====================================================================
Marley & Eu (Marley and Me)
Capa da edição brasileira lançada pela editora Prestígio

Título: Marley & Eu: A Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo
Título original: Marley and Me: Life and Love with the World's Worst Dog
Autor: John Grogan
Gênero: Comédia/Drama - Romance autobiográfico
Ano de lançamento: 2005
Sinopse: "A história amorosa e inesquecível de uma família em formação e o maravilhoso e neurótico cão que lhes ensinou o que realmente importa na vida."

Certamente é um dos meus livros favoritos. Me identifiquei muito com a história, provavelmente por também ter uma labrador e já ter passado por várias das situações descritas por John Grogan.

Um casal compra um cachorro, com a intenção de treinar os cuidados para quando chegasse a hora de ter um filho. O que não imaginavam é que ao comprar aquele filhotinho fofo de 5 kg, após algum tempo ele se transformaria em um enorme cachorro de 43 kg e, acima disso, completamente incontrolável! Irreverente, hiperativo, teimoso, e com uma fobia de tempestades que leva a situações bastante cômicas – esse é Marley, o cachorro do qual o livro fala.

Contudo, engana-se quem pensa que o livro se limita a falar sobre o labrador. Mais que isso, a meu ver é basicamente uma história sobre a formação e crescimento de uma família, com um destaque especial para a mascote da casa. Apesar de simples e até previsível, a história cativa por suas passagens tragicômicas e também pela narrativa em primeira pessoa de John, que apresenta seu ponto de vista fazendo comentários que aumentam a curiosidade do leitor e incentivam-no a continuar.

Confesso que fiquei com um pé atrás na hora de começar a ler o livro, visto que é bem diferente dos gêneros que costumo ler. Peguei mais a título de curiosidade para ver se realmente era tudo que estavam falando. Me surpreendi, pois de fato é. Ainda não assisti ao filme, porém se for tão bom quanto o livro, sem dúvidas vale cada centavo gasto. Para quem aprecia uma boa comédia com toques de drama, Marley & Eu com certeza é uma excelente pedida!

É uma história realista, com narrativa agradável, e também não é única. Mas esse é justamente o diferencial que dá o destaque a ela, visto que certamente algumas das situações descritas já foram vivenciadas pelo leitor, que se identifica com elas. Inúmeras histórias semelhantes devem ter acontecido ou estão acontecendo pelo mundo, e ao menos para mim o livro fez recordar todos os “Marleys” que já tive na vida. Muitas vezes me identifiquei com os personagens humanos, que passam por diversas situações ao longo da trama, boas e ruins, e em qualquer uma delas Marley está lá, sempre pronto para animá-los com seu bom humor e carisma.

Outro ponto que merece ser destacado é o título, imensamente irônico apesar de inicialmente soar como verdadeiro. Enquanto muitas pessoas julgariam Marley como um cachorro louco e o expulsariam de casa, a família Grogan conseguiu enxergar a verdadeira essência dele, percebendo assim que "o pior cão do mundo" na verdade era um exemplo da mais pura lealdade e amor incondicional.

Para encerrar a resenha, vou citar um trecho do livro:

Com o dinheiro que gastamos com Marley, poderíamos ter comprado iates. Mas quantos iates te esperam na porta de casa depois do trabalho ou te acordam com uma lambida no rosto pela manhã?

Marley & Eu é um livro engraçado, comovente, simples, realista e um prato cheio para qualquer leitor que goste de animais (embora eu também tenha visto relatos de pessoas que odiavam cachorros e mudaram a visão sobre eles após ler o livro)!

8 comentários:

  1. Eu tb adorei esse livro!
    Não é só uma história de uma família com um cachorro desesperado e destruidor. Acho que se todas as pessoas que resolvem ter um animal de estimação enxergassem o bicho como um membro da família, como Marley foi, o mundo seria um lugar muito menos cruel... Eu chorei lendo esse livro. Chorei assistindo o filme... Tá.. Eu sou uma manteiga derretida, confesso.
    O filme também é muito legal. Mesmo que várias situações hilárias tenham sido cortadas, não deixou a desejar pois dá pra ter uma boa ideia do que passaram com o bagunceiro do Marley.

    Adorei a resenha!

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acho que as pessoas deviam largar um pouco o preconceito e ler o livro/assistir ao filme. Há alguns dias vi uma pessoa que leu dizer o seguinte: "Antes de ler eu achava que era só mais um daqueles filmes infantis de cachorros da Sessão da Tarde".

      Ao menos para mim, Marley e Eu é bem diferente disso, são tão diferentes quanto água e vinho. Obrigado pela presença, Flavia!

      Excluir
  2. Nunca li o livro mas parece ser ótimo, já vi o filme e é simplesmente perfeito e ao mesmo tempo ruim por causa do que acontece com o pobre Marley.
    O livro parece ser mais tocante que o filme!
    Luciano Andrade.
    Terceira Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é ótimo, recomendo muito! Sobre o filme, algumas pessoas tem me dito que ele fica um pouco aquém da história escrita, mas também é muito bom!

      Excluir
  3. Tenho a confessar que já tive o livro na minha mão e já li algumas passagens, no entanto, nunca cheguei a realmente a ler-lo pois sempre que tentava lembrava-me da pilha de livros que estavam na secretária para ler. No entanto, vi o filme e posso dizer que é um dos melhores filmes que já vi. Eu penso que é uma história que por apresentar "dois lados"- um engraçado por causa das peripécias do Marley e outro um pouco mais dramático e refiro-me aqui ao final do livro- agrada a muitas pessoas e toca o lado mais humano delas. Todos sabemos que quando se faz um filme baseado num livro, nem todas as cenas retratadas no livro estão reflectidas no filme. Há partes que, por diversas razões, são cortadas. Se o filme já é óptimo eu tenho a certeza que o livro será ainda melhor. Será um livro que terei de comprar.
    Adorei!

    Kimberly Anne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a lê-lo com uma expectativa um pouco baixa, achando de verdade que não iria me sentir atraído, mas John Grogan me surpreendeu. A narrativa dele é simples e direta, acredito que mesmo se a história não fosse tão boa eu iria até o final graças à narrativa concisa que, confesso, me atraiu muito. Senti um pouco a falta de diálogos ao longo da história, mas enfim... Do meu ponto de vista isso não desmerece o trabalho feito, que foi ótimo!

      Excluir
  4. De fato, Marley & Eu é muito bom! Ele é muito divertido, mas comovente, principalmente no final. Eu ganhei da minha irmã, e como ela estava querendo assistir comigo ao filme que estava passando no cinema 7 dias depois, eu tirei o máximo de tempo possível para lê-lo inteiro até o dia do filme. E consegui xD Na época foi um feito eu ter terminado um livro daquela espessura em 7 dias... claro, hoje eu consigo ler uma trilogia inteira nesse espaço de tempo rsrs

    Pena que ultimamente eu não tenho lido e escrito muito, pois estou extremamente ocupada em um outro trabalho meu - desenhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o final acaba sendo a parte mais comovente (embora tenha muitas outras ao longo do livro). Por coincidência, o livro que tenho também me foi dado como presente! Mas bem antes de o filme ser lançado... Obrigado pela presença!

      Excluir