sábado, 28 de julho de 2012

[Resenha] Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie


Olá, leitores do blog!

Trago agora a resenha de um livro que terminei de ler há alguns dias, espero que apreciem.

====================================================================
Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express)
Capa da edição brasileira lançada pela editora Nova Fronteira

Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Título original: Murder on the Orient Express
Autora: Agatha Christie
Gênero: Romance Policial
Ano de lançamento: 1934
Sinopse: "Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime."

Um excelente thriller policial. Agatha Christie com certeza faz jus ao título de “Rainha do Crime” que lhe foi conferido, como pode ser visto nesse livro envolvente e genial.

A estória começa com o detetive Hercule Poirot, que acabara de resolver um caso na Síria e agora precisava retornar para casa a bordo do Expresso do Oriente. A princípio Hercule enfrenta alguns problemas, sendo o principal deles a falta de quartos disponíveis, visto que naquele dia o Expresso está com uma quantidade de passageiros particularmente grande para aquela época do ano. Após um dos passageiros não comparecer, o detetive enfim embarca e o trem parte.

A viagem seria rápida e transcorreu tranquila durante o primeiro dia, porém no segundo a calmaria foi quebrada. O trem foi obrigado a parar devido a uma tempestade de neve, e no dia seguinte Hercule descobre que um dos passageiros foi assassinado. A partir daí se inicia uma intensa investigação sobre o crime, que se mostra bastante complexo e, em dados momentos, aparenta ser impossível de ser solucionado. Pistas falsas, mentiras, mistérios, tudo vai de encontro ao detetive visando confundi-lo e atrapalhar a investigação.

Confesso que não tardei a ter suspeitas sobre qual seria a explicação do crime, suspeitas que mais tarde se confirmaram parcialmente, porém de modo algum isso desmerece a obra. Agatha Christie consegue confundir o leitor de modo que a cada capítulo a opinião dele sobre quem é o criminoso muda e, caso isso não aconteça, suas convicções serão no mínimo abaladas graças às reviravoltas drásticas que acontecem.

Senti um pouco a falta de uma introdução ao personagem protagonista, porém posso supor que a autora julgou que não havia necessidade, visto que ele está presente na maioria dos seus romances. Admirei muito sua capacidade de inferência e também os leves toques de humor que ele gerava de vez em quando, principalmente por ser bastante metódico e até um pouco rabugento. Um destaque a meu ver foi o fato de ele não sair atrás de pistas como pegadas, impressões digitais ou afins. Como ele mesmo disse em dado ponto do livro, “os criminosos de hoje não cometem mais esse tipo de erro”, e por isso praticamente toda a investigação de Poirot se baseia no depoimento daqueles que estavam a bordo do Expresso na noite do assassinato.

Um ponto que achei falho, mas que não tem qualquer relação com a autora, é em relação à tradução. Ao longo do texto são feitas diversas citações em francês, que poderiam ter sido traduzidas. Sei que na versão inglesa original tais citações também estavam em francês, porém acredito que traduzi-las seria o mais acertado mesmo.

No mais, achei o final excelente, digno da trama apresentada. Já adianto que é necessário prestar muita atenção nos últimos capítulos, visto que a solução do caso é explicada tão detalhadamente que pode até mesmo confundir o leitor. E com certeza vai surpreendê-lo.

13 comentários:

  1. Oi
    Agatha Cristie é sem sombra de dúvida a "Rainha do Crime" e embora nunca tenha lido nenhum livro dela, até porque policiais não é bem o meu género e no que toca a livros eu sou bem mais clássica (Charlotte Brontë, Jane Austen e William Shakespeare são nomes que se encontram em muitos dos meus livros). No entanto,já tive várias oportunidades de ver o filme que foi dirigido por Sidney Lumet em 1974 e tenho a dizer que conforme o filme ia avançando eu sempre tinha diferentes opiniões sobre quem, na realidade, era o assassino. Tal como no livro (segundo opiniões de terceiros), os guionistas que construíram o roteiro souberam manipular o espectador e ele é levado, conforme as pistas vão surgindo e o trama se vai complicando, a pensar em vários suspeitos. Penso que não será um livro que me faria correr para uma livraria e comprar mas sei reconhecer o mérito de um autor e penso que Agatha Christie foi sem dúvida importante e o seu contributo para a Literatura foi, acredito, não só importante como inovador.
    Boa escolha.
    Beijos
    Kimberly Anne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora ainda não tenha visto o filme, posso confirmar que no livro a Agatha realmente consegue esse efeito de gerar vários suspeitos, e o final acaba sendo bastante inusitado, pra dizer o mínimo!

      Ela realmente foi uma autora inovadora e genial; prova disso é que os livros dela, embora já sejam relativamente antigos, continuam impressionando muitas pessoas ao redor do mundo.

      Excluir
    2. Já assisti vários filmes da referida autora, mas infelizmente Kimberly,acredito que este gênero literário não combina muito com a linguagem visual de um filme pois ele é bastante descritivo, o livro sempre descreve a atmosfera, sentimento de apreensão, tensão, detalhes de percepção, que fica mais fácil acompanhar pelo livro do que através de um filme, nestes casos o filme na maioria das vezes torna-se enfadonho ou cansativo, pois nem sempre toda a natureza de detalhes consegue ser transmitida para o telespectador com tanta riqueza como num livro

      Excluir
  2. Nunca li nenhum livro da Agatha Christie. Tenho vontade de ler "O Caso dos Dez Negrinhos" porque não tem uma pessoa sequer que conheço que diga que o livro é ruim.
    Quem gosta dessa autora é mnha mãe. Tem vários livros dela rsrsrs

    Não é meu estilo preferido de livro, mas quem sabe um dia eu pare pra ler, né? Hehehe

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo bastante a leitura da Agatha, acho que devia experimentar sim! Os romances dela são geniais...

      Também ouço falar muito bem d'O Caso dos Dez Negrinhos (atualmente "E não sobrou nenhum"), é o livro mais famoso dela e bastante elogiado. Pretendo lê-lo em breve e posto a resenha aqui no blog!

      Excluir
  3. Diego,
    o filme, indicado pela Kimberly, é uma das melhores adaptações de um livro que eu conheço! Vale a pena ver.
    Agatha é sempre uma boa pedida para uma leitura eletrizante.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, se a adaptação é tão boa quanto o livro, vou mesmo procurar e assistir. Em breve pretendo começar O Natal de Poirot, vamos ver se é tão bom quanto Assassinato! Obrigado pela presença.

      Excluir
    2. Diego, já li todos os livros o Natal de Poirot é muito bom, vais gostar.

      Amanda

      Excluir
  4. Caso alguém se interesse, segue uma pequena lista com algumas observações( na minha opinião, é claro!)

    * Um Acidente e Outras Histórias /(É bom para quem gosta de histórias curtas)(1939 – 9 contos, Poirot, Marple, Parker Pyne e outros)
    * O Assassinato de Roger Ackroyd (Poirot como sempre muito bom, um dos melhores, desfecho genial)(1926 – policial, Poirot e Hastings)
    * Assassinato na Casa do Pastor (Miss Marple às vezes é um pouco monótona, não é a minha preferida,mas ela se superou neste livro) (1930 – policial, Marple)
    * Assassinato no Beco (Bom para quem gosta de histórias curtas) (1937 – 4 contos, Poirot)
    * Assassinato no Campo de Golfe (Poirot acerta em cheio mais uma vez)(1923 – policial, Poirot e Hastings)
    * Assassinato no Expresso do Oriente (Bom, mas um pouco confuso requer leitura atenta, teve muita atenção da mídia, tanto o livro quanto o filme, mas não é um dos melhores) (1934 – policial, Poirot)
    * O Cadáver Atrás do Biombo e o Furo (Um pouco fraco, histórias curtas) (1983 – contos policiais em co-autoria)
    * A Aventura do Pudim de Natal (Mediano, para quem gosta de histórias curtas)(1960 – 6 contos, Poirot)
    * Aventura em Bagdá (Bem legal,Agatha utilizou um roteiro diferente, intrigante, uma das melhores aventuras escritas por ela) (1951 – policial)
    * Black Coffee / Café Preto (Livro fraco escrito em forma de teatro)(1930 – peça teatral, Poirot)
    * Um Brinde de Cianureto (Muito bom) (1945 – policial, Race)
    * Cai o Pano (Mediano, pois a expectativa era muito grande por ser o último de Poirot(1975 – policial, Poirot e Hastings)
    * Cartas na Mesa (Bem legal, recomendo, o detalhe é tudo! (1936 – policial, Poirot, Battle, Ariadne Oliver, Race)
    * A Casa do Penhasco (Bom, Poirot genial) (1932 – policial, Poirot e Hastings)
    * O Caso do Hotel Bertram (Miss Marple estava muito boa, recomendo) (1965 – policial, Marple)
    * O Caso dos Dez Negrinhos(Bem legal, boa trama,é um livro muito famoso e também já teve filmes, recomendo!(1938 – policial)
    * A Casa Torta( É interessante, mas achei que o enredo e o desfecho, não ficou bem alinhado.(1949 – policial)
    * O Cavalo Amarelo (é diferente dos demais livros, não é um dos melhores, mas vale a pena ler, por ser contado numa linha diferente que a autora costuma escrever)(1961 – policial, com a presença de Ariadne Oliver).. enfim.. isso é só o começo...

    ResponderExcluir
  5. Caso vocês não tenham tempo para ler a obra completa, estes não podem faltar!

    * O Misterioso Caso de Styles
    * O Inimigo Secreto
    * O Homem do Terno Marrom / The Man in the Brown Suit (1924)
    * O Assassinato de Roger Ackroyd / The Murder of Roger Ackroyd (1926 – Poirot)
    * Os Quatro Grandes / The Big Four (1927 – Poirot e Hastings)
    * Assassinato na Casa do Pastor / The Murder at the Vicarage (1930 – Marple)
    * O Mistério de Sittaford / The Sittaford Mystery (1931)
    * Por Que Não Pediram a Evans / Why Didn't They Ask Evans? (1934)
    * Cartas na Mesa / Cards on the Table (1936 – Poirot, Ariadne Oliver, Battle, Race)
    * O Caso dos Dez Negrinhos / And Then There Were None (1938)
    * É Fácil Matar / Murder is Easy (1939 – Battle)
    * Morte na Praia / Evil Under the Sun (1941 – Poirot)
    * M ou N / N or M (1941 – Tommy e Tuppence)
    * Os Cinco Porquinhos / Five Little Pigs (1942 – Poirot)
    * Um Brinde de Cianureto / Sparkling Cyanide (1945 – Race)
    Aventura em Bagdá / They Came to Baghdad (1951)
    * A Morte da Sra. McGinty / Mrs McGinty's Dead (1952 – Poirot e Ariadne Oliver)
    * Depois do Funeral / After the Funeral (1953 – Poirot)
    * Punição para a Inocência / Ordeal by Innocence (1958)
    * O Cavalo Amarelo / The Pale Horse (1961 – com a presença de Ariadne Oliver)
    * O Caso do Hotel Bertram / At Bertram's Hotel (1965 – Marple)
    * Passageiro para Frankfurt / Passenger to Frankfurt (1970)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Por favor, alguém conhece alguma história curta da Agatha Christie? Eu preciso para um trabalho de escola para imprimir! Se alguém conhece, por favor me avise o mais rápido possível!Precisa ter mistério e suspense!

    ResponderExcluir
  8. "Agatha Christie consegue confundir o leitor de modo que a cada capítulo a opinião dele sobre quem é o criminoso muda e, caso isso não aconteça, suas convicções serão no mínimo abaladas graças às reviravoltas drásticas que acontecem"

    ESTE TRECHO ESTÁ PRESENTE EM OUTRA RESENHA:

    http://umdelirioliterario.blogspot.com.br/2013/02/resenha-assassinato-no-expresso-do.html

    EM CASO DE PLÁGIO, ACHEI IMPORTANTE AVISAR...

    ResponderExcluir